segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

No princípio, era o refresco


A VONTADE | Lisboa clama com urgência por personalidade, memória e savoir vivre. Num tempo em que as cidades lutam contra a invasão automóvel e a centralização comercial fechada sobre si própria, propomos a redescoberta de um espaço urbano acolhedor e nosso. Numa época em que a oferta se estandartiza mundial e monotonamente engarrafada, desafiamos a vontade de recuperar sabores próprios e antigos, fresquíssimos, sem conservantes mas bem conservados porque recriados para os dias de hoje. É essa a ideia do Quiosque de Refresco: a recuperação de uma tradição lisboeta, de espaço, de tempo e de sabor.

Poderá um quiosque, essa minúscula estrutura urbana fazer a diferença? Acreditamos que sim. Se esse quiosque recuperar a tipologia tradicional do quiosque lisboeta acolhida na nossa memória, se se apresentar com chique e desfaçatez, se o que servir for diferente de tudo o que existe, celebrando tudo o que somos e fomos – com originalidade.

Eis o que propomos: uma rede de antigos e renovados Quiosques de Refresco, em versão requintadamente ambiciosa, oferecendo uma selecção de bebidas frescas, antigas, renovadas ou criadas. Sempre disponível para dois dedos de conversa, entretém de uma espera, e saciando um desejo de frescura.

A IDEIA | A ideia já tinha surgido antes. Mas foi quando a CML colocou a concurso a concessão de três quiosques antigos no centro da cidade, que decidimos levá-la avante. Concorremos e ganhámos a concessão para a exploração dos Quiosques do Príncipe Real, Praça das Flores e Camões. O Quiosque de Refresco é parceria entre Catarina Portas (A Vida Portuguesa) e João Regal (DeliDelux).

OS QUIOSQUES | Ao longo de vários meses, preparou-se e concretizou-se a recuperação dos 3 quiosques. O Quiosque do Príncipe Real ganhou janelas de guilhotina em madeira, pedras de lioz novas e avivou o seu cor de rosa original. O Quiosque das Flores viu partir o interior em fórmica e ficou forrado a mármore branco; o seu chapéu ganhou cor beringela. O Quiosque do Camões veio das Amoreiras e aterrou de grua após um mês em estaleiro. A sua cúpula original foi integralmente recuperada e tem também uma base nova em serralharia, semelhante à que terá tido na origem. Todos ganharam iluminação nova. Para equipar os interiores dimunutos, todo o equipamento de frio teve que ser desenhado à medida. Finalmente, a 13 de Abril de 2009, estão prontos e abrem ao público.

OS REFRESCOS | O Quiosque de Refresco aposta numa oferta original para os tempos que correm: as bebidas frescas, ou seja, os refrescos tradicionais lisboetas. Até à invasão dos refrigerantes engarrafados e estandartizados nas últimas décadas, em Lisboa usava-se beber bebidas frescas baseados na arte antiga e sábia dos refrescos. Sem aditamentos químicos, doseando ingredientes naturais, os refrescos tinham a particularidade de, como o nome indica, em mais do que um sentido, serem bebidas frescas, preparadas no próprio dia. As receitas que pesquisámos em antigos manuais culinários e temos vindo a experimentar são muitas e variadas e os seus nomes guardam-se ainda na memória de muitos lisboetas.

Num mercado cada vez mais igual, cremos que este tipo de oferta diferente, especial e recorrendo exclusivamente a ingredientes naturais, fazendo eco da tradição – mas uma tradição renovada e com apresentação sofisticada – pode representar uma vantagem, cultural e de charme também, para a cidade de Lisboa.

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Fico contente pelo blog e pelo perfil no Facebook! :) Já vos tinha enviado um e-mail com essa sugestão pois sou vossa fã!

    Frequento os 3 quiosques, adoro o conceito, a oferta e, claro, a simpatia e boa disposição dos vossos colaboradores!

    Parabéns e continuem! ;)

    ResponderEliminar
  2. Excelentes fotografias.
    [Especialmente a que contrasta com o Jacarandá em flor]. Parabéns.

    ResponderEliminar