sexta-feira, 23 de abril de 2010

O kiosque de Bordalo Pinheiro


Lisboeta nascido em 1846, Rafael Bordalo Pinheiro foi um genial desenhador, gráfico, ilustrador e caricaturista. A ele se deve a criação do Zé Povinho e de revistas como A Berlinda, A Lanterna Mágica, o O Antonio Maria ou A Paródia, em cujas páginas criticava a sociedade do seu tempo. O que o levava aos tribunais, sempre com maior frequência...

"Em vista da alluvião de querellas, com que o santuario do piolho nos distingue, obrigando-nos a estar com um pé em casa e outro na Boa Hora, resolvemos pedir à camara municipal licença para construir no pateo d'aquelle tribunal um kiosque, não para a venda do Antonio Maria, mas para a sua confecção e d'onde nos communicaremos por fios telephonicos com os cartorios dos differentes districtos, sempre que haja processo entre mãos. Sujeitamo-nos da melhor vontade a que o referido kiosque seja vigiado de dia e de noite por todas as auctoridades policiaes cá da terra e pedimos apenas que o serviço seja feito por forma que os frequentadores d'aquelle santuario não confundam o nosso estabelecimento com os kiosques de ferro que por ahi se encontram em algumas praças."

Retirado de "Rafael Bordalo Pinheiro Fotobiografia" de João Paulo Cotrim. Edição Assírio & Alvim, El Corte Inglés, CML / Museu Rafael Bordalo Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário