sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quiosques Revisitados



De uma para outra peça de museu, descobrimos estas imagens do Arquivo Fotográfico no blogue Lisbon Revisited. A lembrar os dias em que a Praça do Camões tinha muito refresco para oferecer - alturas houve em que coabitaram ali cinco quiosques. Com soluções mais ou menos engenhosas de sabor e de sombra...

De importação francesa, o primeiro “kiosko” lisboeta estabeleceu-se no Rossio em 1869. Chamava-se “Elegante” mas logo a arraia-miúda que o começou a frequentar o alcunhou “A Bóia”: uma metáfora certeira para este ponto de paragem sempre aberto e disponível, socorrendo com uma bebida fresca os passantes. Em 1900, espalhavam-se já por toda a cidade vendendo os refrescos tradicionais que os celebrizaram: limonada, orchata, groselha ou capilé.

3 comentários:

  1. A minha mãe é do tempo em que havia 4 quiosques!

    Já agora. Sabem que vi há uns tempos na RTP memória um programa sobre "Os Quiosques de Lisboa" que deverá ser muito do vosso interesse, pois era uma hora e meia a falar de tudo o que há para saber sobre quiosques - arquitectura, localização, tradição, etc - mas em que diziam que o Quiosque era uma importação da China, não de França. Pelo menos a arquitectura diziam claramente que era de tradição chinesa.

    ResponderEliminar
  2. Sim, os quiosques nasceram através da arquitectura de jardim, com as influências orientais ou chinoiseries. França antecipou-se, mas portugal logo aderiu a estas boutiques. Estou neste momento a fazer um trabalho cientifico sobre os quiosques, acho lindo!

    ResponderEliminar
  3. Quando se fala em importação francesa, é a imitação dos quiosques franceses. empresas metalurgicas encomendavam quiosques franceses para se construirem em portugal também

    ResponderEliminar