quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vencedores


Assina-se muito simplesmente Lapin. Não vai para lado nenhum sem o seu caderno e isso vê-se no seu trabalho, no blogue, no site (Les Illustrations de Lapin). Não abre mão dele para captar “rostos, objectos e momentos”. Da vida de todos os dias. Ou não fosse ele um ilustrador freelancer (para edição, moda, publicidade) desde 2008. De origem francesa, estudou arte, trabalhou como director artístico em Paris e Barcelona, onde reside e de onde se deslocou expressamente a Lisboa, quando tomou conhecimento do nosso concurso. De propósito para desenhar os nossos quiosques e apresentar a entrada vencedora do Camões.


Nasceu em Portugal há 45 anos, João Catarino de seu nome, sob o signo do Touro e da Serpente. Não é certo de que forma estes factores astrológicos terão influenciado o seu talento criativo, mas a verdade é que não é capaz de conceber um dia sem desenhar (por isso chamou ao seu blogue Desenhos do Dia). Interessa-se pelo surf, os automóveis e os “cadernos resistentes da Papelaria da Moda na baixa de Lisboa”. É professor no Ar.co, dá palestras, faz ilustrações para diversos sítios. Ilustra como quem respira. Ou como quem bebe um refresco. No quiosque do Príncipe Real.


Não deve ter sido coincidência que Enrique Flores tenha acabado por desenhar o quiosque que mais condiz com o seu sobrenome. Nascido em Espanha em 1967, estudou arte e design gráfico na St. Martins londrina e passou os últimos dez anos a desenhar profissionalmente. Banda desenhada e criações que foram “parar a livros infantis, clássicos juvenis, revistas e jornais para adultos” (incluindo o El País, mais no site 4ojos). Prefere viajar fora do seu país e usa os cadernos que o acompanham para recordar quanto viu. “Gosto de começar com o pincel grosso, procurando não ter medo e assumindo o direito de errar.”

2 comentários: