quarta-feira, 11 de maio de 2011

Da universidade para o quiosque


Para Catarina Portas, assumir que o ensino universitário é o único caminho "é um erro". Catarina Portas começa por dizer que não tem um curso, mas a verdade é que tem muitos. Pode nunca ter frequentado uma licenciatura mas, desde os 16 anos, altura em que deixou a escola para trabalhar como aprendiz num atelier de chapelaria, não parou de aprender.

"Tudo o que fiz na vida é-me útil hoje em dia", explica a empresária. "Trabalhei na área da moda, que é muito importante para aquilo que hoje faço com os produtos" à venda na loja A Vida Portuguesa", exemplifica. Quer fosse a fazer chapéus para a Christian Dior ou a trabalhar como jornalista para a revista "Marie Claire", a moda foi uma etapa. Mais uma, numa vida ainda preenchida pelo jornalismo de imprensa, rádio e televisão, pelos documentários e pelo empreendedorismo.

Pelo meio, Catarina Portas, uma "autodidacta" assumida, foi fazendo as formações que lhe pareciam "interessantes para enveredar por outros caminhos".
"Uma das razões porque os meus negócios têm sucesso é porque sou muito livre a pensar", considera a empresária. Uma liberdade que, mais uma vez, pôs em prática quando se dedicou à loja "A vida portuguesa", que já tinha quando combinou com João Regal, sócio-gerente do DeliDelux, que fariam um curso de gestão que fosse compatível com os seus horários. Escolheram a Universidade Nova de Lisboa e "foi durante o curso que propus ao João a ideia dos quiosques", revela Catarina Portas.

A empresária critica a ideia de que "o único caminho é o universitário" e diz que pensar assim "é um erro". Aliás, está a trabalhar num projecto, para apresentar no orçamento participativo de Lisboa, de aprendizado na Baixa de ofícios tradicionais como joalharia e modista. Tudo porque "é das coisas mais dignas e maravilhosas uma pessoa fazer coisas com as mãos". O que Catarina Portas valoriza, quando contrata um recém licenciado, é a possibilidade de crescimento da pessoa. "Interessa-me também perceber se é empreendedora e tento muito que as pessoas fiquem". Andrea Duarte, Diário Económico, 3 de Maio 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário