terça-feira, 5 de junho de 2012

Refrescar, é preciso!

Damos por encerrada a época das sopas e deixamos que se instale como rei e senhor dos quiosqueiros o Refresco que nos dá nome. Buscámos na arte antiga e sábia dos refrescos portugueses, o sabor das bebidas frescas de Lisboa e recriámo-las para os dias de hoje, numa oferta original e deliciosa. Todos são confeccionados com ingredientes naturais, sem aditamentos químicos.

Groselha. Os Franceses estimam o Cassis ou a Grenadine mas nós, Portugueses, sempre preferimos a Groselha, um refresco clássico das tardes de calor, de sabor doce e frutado. A receita exclusiva do nosso Xarope baseia-se nas bagas naturais deste fruto vermelho e é servido com Água do Luso, para diluição ao gosto exacto do freguês.

Capilé. O capilé é uma bebida feita a partir de xarope de folhas de avenca, com um toque de essência de flor de laranjeira, servido com água fresca, gelo e casca de limão. De uso muito antigo em Portugal, a sua receita está incluída no Cozinheiro Moderno, manual impresso em 1780. O nosso xarope exclusivo de Capilé é servido com Água do Luso, para diluição segundo o paladar de cada um.

Limonada Chic. O sabor de uma limonada feita com limões espremidos no próprio dia é incomparável face aos diversos sucedâneos industriais. A nossa parte de uma receita clássica dos anos 30 e tem a particularidade de incluir, além do sumo, a infusão e casca do limão, o que resulta numa bebida de textura mais macia e sabor menos amargo, um refresco absolutamente magnífico todo o ano.

Mazagran. Em Portugal, somos especialistas de café, mesmo em refresco e com nome francês. Pois Mazagran é o nome de uma povoação argelina onde soldados franceses, vítimas de um longo cerco por tropas árabes, sobreviveram graças a esta bebida. A nossa versão inclui café, água, açúcar e limão, em doses muito precisas, para assegurar um soberbo e energizante refresco.

Chá Gelado. O chá tem tradição num país que conta na sua história com uma rainha responsável pela popularização desta bebida além fronteiras – pois foi D. Catarina de Bragança que introduziu o costume do chá em Inglaterra. A sua versão gelada, à base de chá de Jasmim, acrescentada de rodelas de limão e açúcar é um extraordinário dessedentador, leve e naturalmente revigorante.

Orchata. A Orchata foi um dos mais populares refrescos lisboetas no séc. XIX, com lugar cativo na obra de Eça de Queiroz. Feita à base de amêndoas, com açúcar em ponto, dissolve-se em água e acrescenta-se de gelo. É um refresco rico e cremoso, de gosto particular e requintado.

Leite Perfumado. Esta antiga receita mediterrânica mereceu diversos sucedâneos caseiros em Portugal. O nosso Leite Perfumado, feito à base de leite de vaca fervido com açúcar, limão e canela, serve-se muito frio e é um extraordinário refresco, doce e aromatizado, suave e nutritivo.

E como escreveu Eça de Queiroz, “ Vai de refresco!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário